Pantenol: conheça esse ativo multifuncional e seus benefícios para todos os tipos de pele
15 de dezembro de 2022Seda de arroz entenda o seu papel no efeito matte
15 de janeiro de 2023A renovação celular é a capacidade que as células têm de se reproduzir e produzir células idênticas que substituem as originais.
Nossas células são preservadas porque estão em constante renovação. Praticamente todos os órgãos possuem células capazes de se renovar, alguns com maior potencial de renovação do que outros.
Por exemplo, os glóbulos vermelhos vivem apenas cerca de 120 dias, as células que revestem o estômago durante algumas semanas, etc.
Neste post, você descobrirá tudo sobre a renovação celular da pele.
O que é renovação celular da pele?
A renovação celular é conhecida como a capacidade que o organismo tem de alcançar um equilíbrio entre a divisão das células (que permite produzir novas células) e a morte delas.
Essa renovação celular é um processo dinâmico que envolve a produção de novas células que são idênticas às células-tronco; enquanto isso, outras células morrem.
Existe uma taxa de renovação celular para cada classe de célula. Em alguns casos, a renovação celular é rápida e as células que morrem são “substituídas” em alta velocidade. Em outros casos, por outro lado, a renovação celular é lenta.
Isso significa que, apesar de todos os órgãos terem células que podem ser renovadas, a taxa de renovação celular varia em cada caso. Normalmente, quanto maior a especialização do órgão, a capacidade de renovação de suas células será menor.
A renovação celular não está apenas ligada à anatomia, a herança genética também é importante. Por outro lado, os hábitos são relevantes na renovação celular, pois a alimentação, a atividade física e o consumo de substâncias como álcool ou tabaco afetam o processo.
Um exemplo de renovação celular ocorre na pele quando uma pessoa se bronzeia e depois perde a cor adquirida. Isso ocorre porque as células da pele se renovam com o passar dos dias e, assim, o tom produzido pela ação dos raios solares é gradualmente removido.
Como funciona o mecanismo de renovação celular da pele?
A pele é composta por várias camadas. A mais externa e, portanto, a visível, é a epiderme, composta de células chamadas queratinócitos feitas de queratina, uma substância dura que também forma o cabelo e as unhas.
Os novos queratinócitos crescem no nível mais baixo da epiderme, onde esta se une com a próxima camada, a derme.
As novas células da pele abrem caminho gradualmente para a camada superior. Quando chegam na parte superior, se degradam.
A camada superior formada pelas células mortas é chamada de estrato córneo. Finalmente, as células mortas se desprendem da epiderme e caem, deixando espaço para as novas células.
As novas células levam mais ou menos um mês para chegar à camada superior, o que significa que a sua pele dentro de um mês será completamente nova em comparação com a pele que você tem agora.
A importância de estimular a renovação da pele utilizando cosméticos
De fato, como você pode ver ao longo desse artigo, a renovação celular é muito importante para a pele.
Felizmente, hoje em dia, você pode estimular esse processo e fazer com que a pele se renove adequadamente sem problemas. Os cosméticos estão cada vez mais alinhados e desenvolvidos para que o resultado da sua pele seja o melhor possível.
É por isso que nós temos um Gel Creme Facial, do qual um dos seus benefícios é estimular a renovação celular, através da alatoína em concentração efetiva e segura para cumprir essa função. ❤
Dessa forma, se você tem manchas no rosto e quer amenizá-las, uma das formas é através da renovação celular. No processo de renovação celular, as velhas células se desprendem do rosto e dão espaço a novas, tornando a pele mais uniforme.
Adquira os produtos zandh em: www.zandh.com.br