
Alantoína: conheça todos os benefícios desse ativo para o rosto
10 de março de 2023
Acne adulta: o que a causa e qual a melhor prevenção?
7 de abril de 2023Ao comprar um produto para a pele é normal encontrar rótulos informações como “dermatologicamente testado”, mas o que isso significa, com precisão? Vamos explicar em detalhe!
O que é dermatologicamente testado?
A etiqueta “dermatologicamente testado” indica que dermatologistas estudaram como esse cosmético reage na pele para evitar consequências adversas.
Este teste dermatológico garante que a fórmula do cosmético é segura para a pele e que o produto será adequado para qualquer pessoa que o utilize. Em poucas palavras, confirma que é muito improvável que cause reações alérgicas àqueles que são destinados.
Você provavelmente já viu esta etiqueta em muitos produtos cosméticos, especialmente em produtos destinados a rotina de cuidados com a pele.
Isso é uma boa indicação de que você escolheu os melhores produtos para tratar sua pele, pois eles foram testados para evitar qualquer dano.
Como são realizados estes testes?
O teste HRIPT (do inglês: Human Repeated Insult Patch Test) é o mais comum e é feito para demonstrar se um produto é adequado para a pele humana sem reações adversas.
Este teste segue uma série de passos necessários para que o produto final receba o rótulo de “dermatologicamente testado” e assim possa ser lançado no mercado.
Os passos são:
- Primeiro, o produto é submetido a ensaios cutâneos. Para isso, o produto é aplicado repetidamente sobre a pele para ver a reação, e daí segue um período de inatividade ou fase de descanso.
- Segundo, vem a fase de reestimularão dérmica, que é quando o produto é aplicado novamente para confirmar que não há novas reações na pele.
- Finalmente, a avaliação da pele é realizada para determinar se o cosmético tem danos potenciais ou causa alergias (incluindo dermatite).
Estes testes não são feitos por qualquer pessoa, é SEMPRE feito por uma equipe dermatológica profissional com as ferramentas necessárias.
Portanto, a Anvisa só libera o produto para receber o selo de dermatologicamente testado se o resultado for negativo em pelo menos 95% dos casos.
Qual a importância de utilizar produtos testados dermatologicamente?
O principal motivo para escolher produtos que são testados dermatologicamente é que eles trazem segurança para a sua pele.
De fato, ao comprar um produto com essa informação, você garante que sua pele está recebendo um produto de qualidade acima da média.
É importante que os cremes e loções sejam testados dermatologicamente porque entram em contato direto com a nossa pele. Estes produtos não devem faltar na rotina de cuidados, mas verifique sempre se foram testados para evitar alergias ou irritações.
De fato, esse selo é MUITO IMPORTANTE se você sofre de alguma doença de pele, como queratose ou rosácea, por exemplo.
É justamente por isso que nós da zandh tem como principal objetivo testar todos os seus produtos dermatologicamente antes de lançar para no mercado.
Além do selo de “dermatologicamente testado”, nossos produtos também possuem outras premissas que agregam ainda mais benefícios e segurança.
Veja todos esses detalhes em nosso site, clicando aqui, e corre para garantir esses produtos que foram cuidadosamente criados pensando em trazer somente benefícios para você. ❤